A Associação Empresarial iniciou a sua
atividade em 1987, como delegação regional da AIP
- Associação Industrial Portuguesa. Em 1991 a AEBB
foi declarada como associação de utilidade pública sem fins
lucrativos, de âmbito distrital.
Os primeiros anos da AEBB caracterizaram-se pela aposta na
realização de contatos com diversas entidades, no sentido de
transmitir as necessidades dos empresários da região e
desenvolvimento de atividades no âmbito da formação
profissional.
A autonomização correspondeu ao alargamento das áreas de
intervenção da Associação, passando a desempenhar um papel mais
ativo na dinamização do tecido empresarial da região.
Em 1993, foi concluída a construção do Centro de
Desenvolvimento Empresarial do Distrito de Castelo Branco (com o
apoio do Programa 1.1 - Infra-estruturas de Base do PEDIP), onde,
atualmente, a AEBB mantém a sua sede. Este edifício é dotado de uma
localização privilegiada, numa área de lazer integrada no espaço
urbano de Castelo Branco, e dispõe de amplos parques de
estacionamento.
Em 1998, e procurando satisfazer as necessidades
de qualificação dos recursos humanos das empresas, a AEBB
inaugurava o seu primeiro espaço para formação, CFE I - Centro de
Formação Empresarial.
A abertura da sua primeira delegação na NUT III da Cova da Beira,
sita na cidade da Covilhã e abrangendo os concelhos de Belmonte,
Fundão, Penamacor e Covilhã, concretizou-se em
1999.
Em Março de 2000, alargou a sua área de
intervenção para a Zona do Pinhal Interior Sul, mais concretamente
em Proença-a-Nova. Esta delegação cobre os concelhos de Oleiros,
Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.
Expansão do nercab |
2001 |
2009 |
2000 |
Castelo Branco |
Covilhã |
Proença-a-Nova |
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Salienta-se em Abril de
2000, a acreditação do NERCAB, atualmente com a designação
de AEBB como entidade formadora, pelo então INOFOR, atual
DGERT.
Em 2001, e atendendo aos vastos planos de
formação ministrados pela Associação Empresarial viu concluída a
construção do Centro de Formação Empresarial da Região de Castelo
Branco - CFE II. Atualmente este edifício conta com 16 salas de
formação, todas elas equipadas com excelentes meios
técnico-pedagógicos, 1 auditório para 300 pessoas, cozinha e bar
equipados para formação em hotelaria e restauração e 1 centro de
documentação.
No ano de 2002, através de um protocolo celebrado
entre o Ministério da Justiça e o CEC - Conselho Empresarial do
Centro, que visava a criação de cinco Cartórios Notariais de
Competência Especializada em várias capitais de Distrito, a
Associação abriu as portas do seu CNCE, a funcionar nas instalações
da sua sede até junho de 2011, na sequência da restruturação dos
serviços de registos e notariado.
Em 2004, iniciou a construção do Centro de
Formação Empresarial da Cova da Beira no Tortosendo, tendo sido
inaugurado em 2009. O edifício está dotado de 5
gabinetes, 2 salas de reuniões, 1 espaço destinado a receção e
gabinete de atendimento, 1 reprografia e 1 economato. Dispõe ainda
de 1 auditório com excelentes condições a nível acústico e
capacidade para aproximadamente 300 pessoas, utilizado para fins
diversos como sejam a realização de congressos, seminários,
conferências, entre outros. Conta com 5 salas para formação teórica
e 3 salas de informática, todas devidamente equipadas, 1 sala de
estudo/centro de documentação e 1 gabinete de atendimento ao
público. Aqui, destacam-se ainda as excelentes condições para o
desenvolvimento de cursos na área da hotelaria e restauração, com 2
Cozinhas pedagógicas e espaço para Pastelaria e Panificação
devidamente equipado e de qualidade superior.
Esta nova infraestrutura vem possibilitar à AEBB aumentar o volume
de oferta formativa na Cova da Beira, e aumentar a capacidade e a
qualidade de prestação de vários serviços, permitindo o seu
crescimento e consolidação.
Em 2005, a AEBB inaugurou o novo Centro de
Exposições e Eventos, passando a chamar-se desde
2010 Centro Exposições e Eventos Benjamim de
Oliveira Rafael em homenagem ao falecido diretor executivo desta
Associação.
A ampliação contou com mais de 6.000 m² de área coberta, ficando o
Centro de Exposições com uma área total de exposição de cerca de
8.000 m². Este novo Centro de Exposições e Eventos, para além de
dar resposta à realização de feiras, poderá ainda vir a ser
utilizado para a realização de outras atividades de âmbito
empresarial, assim como outros eventos, tanto a nível nacional como
internacional, dotando a região da Beira Baixa com um espaço
inovador e polivalente.
Em Maio de 2006, a AEBB, a AIP/CCI e a Câmara
Municipal de Castelo Branco, constituíram o INOVAPARK - Centro
Empresarial e Logístico de Castelo Branco, SA, que teria por
objetivo a construção, promoção, comercialização e gestão de
Parques Empresariais e Plataforma Logística no Concelho de Castelo
Branco.
Durante o período 2008/2009 foram construídas, no
piso -1 do seu Centro de Exposições, em Castelo Branco, mais 7
salas de formação teórica e um espaço oficinal, para fazer face ao
desenvolvimento do seu plano de formação.
Desde 2008 é certificada, pela APCER, em
conformidade com a norma NP EN ISO 9001. No ano de
2011 houve a necessidade de uma reflexão profunda
do SGQ - Sistema Gestão Qualidade e especificamente sobre os
processos da qual resultou um novo modelo de gestão. A partir de
2012 o processo de certificação passa a ser
acompanhado pela Bureau Veritas Certification.
O ano 2012 foi marcado por uma profunda crise
económica internacional, que afetou o tecido económico nacional,
com incidência direta nas empresas e à qual o associativismo não
ficou imune. Considerando esta nova realidade socioeconómica, houve
a necessidade de readaptar o seu modelo de gestão e definir novos
eixos de atuação, desafiando a sua capacidade de reação e de
inovação face às várias situações decorrentes da sua
atividade.
Os anos de 2013 e 2014 ficaram
marcados pela reestruturação orgânica e patrimonial da associação e
pela redefinição do universo da sua atuação. Neste período, foram
aplicadas as medidas de contenção e de reestruturação necessárias à
adequação da estrutura associativa à envolvente. Em simultâneo,
desenvolveu novas apostas ganhadoras na relação com entidades
públicas e privadas, com vista à afirmação da associação como um
elemento agregador de vontades e um player no desenvolvimento da
região, em representação dos seus associados.
Em junho de 2014, alterou a sua denominação
social para A.E.B.B. - Associação Empresarial da Beira
Baixa. Esta alteração teve por base a desvinculação da
sigla Núcleo e para que cada vez mais a Associação se afirme como
uma força viva da região, com um pensamento da região como um todo,
e com um novo rumo. Vários nomes foram estudados e debatidos, sendo
a denominação Beira Baixa considerada a que melhor engloba todo um
território de intervenção da associação, cujas caraterísticas
geográficas, económicas e sociais têm uma relação relevante.
A AEBB, para além de ser sócio fundador de várias instituições
nacionais de levada importância para o desenvolvimento económico,
atualmente está ligado à Direção de algumas que atuam em diferentes
linhas de ação.
Assim tem como participações/representações institucionais:
