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História

nercab_render.jpgA Associação Empresarial iniciou a sua atividade em 1987, como delegação regional da AIP - Associação Industrial Portuguesa. Em 1991 a AEBB foi declarada como associação de utilidade pública sem fins lucrativos, de âmbito distrital.

Os primeiros anos da AEBB caracterizaram-se pela aposta na realização de contatos com diversas entidades, no sentido de transmitir as necessidades dos empresários da região e desenvolvimento de atividades no âmbito da formação profissional.

A autonomização correspondeu ao alargamento das áreas de intervenção da Associação, passando a desempenhar um papel mais ativo na dinamização do tecido empresarial da região.

Em 1993, foi concluída a construção do Centro de Desenvolvimento Empresarial do Distrito de Castelo Branco (com o apoio do Programa 1.1 - Infra-estruturas de Base do PEDIP), onde, atualmente, a AEBB mantém a sua sede. Este edifício é dotado de uma localização privilegiada, numa área de lazer integrada no espaço urbano de Castelo Branco, e dispõe de amplos parques de estacionamento.

Em 1998, e procurando satisfazer as necessidades de qualificação dos recursos humanos das empresas, a AEBB inaugurava o seu primeiro espaço para formação, CFE I - Centro de Formação Empresarial.

A abertura da sua primeira delegação na NUT III da Cova da Beira, sita na cidade da Covilhã e abrangendo os concelhos de Belmonte, Fundão, Penamacor e Covilhã, concretizou-se em 1999.

Em Março de 2000, alargou a sua área de intervenção para a Zona do Pinhal Interior Sul, mais concretamente em Proença-a-Nova. Esta delegação cobre os concelhos de Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Expansão do nercab
2001 2009 2000
Castelo Branco Covilhã Proença-a-Nova
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Salienta-se em Abril de 2000, a acreditação do NERCAB, atualmente com a designação de AEBB como entidade formadora, pelo então INOFOR, atual DGERT.

Em 2001, e atendendo aos vastos planos de formação ministrados pela Associação Empresarial viu concluída a construção do Centro de Formação Empresarial da Região de Castelo Branco - CFE II. Atualmente este edifício conta com 16 salas de formação, todas elas equipadas com excelentes meios técnico-pedagógicos, 1 auditório para 300 pessoas, cozinha e bar equipados para formação em hotelaria e restauração e 1 centro de documentação.

No ano de 2002, através de um protocolo celebrado entre o Ministério da Justiça e o CEC - Conselho Empresarial do Centro, que visava a criação de cinco Cartórios Notariais de Competência Especializada em várias capitais de Distrito, a Associação abriu as portas do seu CNCE, a funcionar nas instalações da sua sede até junho de 2011, na sequência da restruturação dos serviços de registos e notariado.

Em 2004, iniciou a construção do Centro de Formação Empresarial da Cova da Beira no Tortosendo, tendo sido inaugurado em 2009. O edifício está dotado de 5 gabinetes, 2 salas de reuniões, 1 espaço destinado a receção e gabinete de atendimento, 1 reprografia e 1 economato. Dispõe ainda de 1 auditório com excelentes condições a nível acústico e capacidade para aproximadamente 300 pessoas, utilizado para fins diversos como sejam a realização de congressos, seminários, conferências, entre outros. Conta com 5 salas para formação teórica e 3 salas de informática, todas devidamente equipadas, 1 sala de estudo/centro de documentação e 1 gabinete de atendimento ao público. Aqui, destacam-se ainda as excelentes condições para o desenvolvimento de cursos na área da hotelaria e restauração, com 2 Cozinhas pedagógicas e espaço para Pastelaria e Panificação devidamente equipado e de qualidade superior.

Esta nova infraestrutura vem possibilitar à AEBB aumentar o volume de oferta formativa na Cova da Beira, e aumentar a capacidade e a qualidade de prestação de vários serviços, permitindo o seu crescimento e consolidação.

Em 2005, a AEBB inaugurou o novo Centro de Exposições e Eventos, passando a chamar-se desde 2010 Centro Exposições e Eventos Benjamim de Oliveira Rafael em homenagem ao falecido diretor executivo desta Associação.

A ampliação contou com mais de 6.000 m² de área coberta, ficando o Centro de Exposições com uma área total de exposição de cerca de 8.000 m². Este novo Centro de Exposições e Eventos, para além de dar resposta à realização de feiras, poderá ainda vir a ser utilizado para a realização de outras atividades de âmbito empresarial, assim como outros eventos, tanto a nível nacional como internacional, dotando a região da Beira Baixa com um espaço inovador e polivalente.

Em Maio de 2006, a AEBB, a AIP/CCI e a Câmara Municipal de Castelo Branco, constituíram o INOVAPARK - Centro Empresarial e Logístico de Castelo Branco, SA, que teria por objetivo a construção, promoção, comercialização e gestão de Parques Empresariais e Plataforma Logística no Concelho de Castelo Branco.

Durante o período 2008/2009 foram construídas, no piso -1 do seu Centro de Exposições, em Castelo Branco, mais 7 salas de formação teórica e um espaço oficinal, para fazer face ao desenvolvimento do seu plano de formação.

Desde 2008 é certificada, pela APCER, em conformidade com a norma NP EN ISO 9001. No ano de 2011 houve a necessidade de uma reflexão profunda do SGQ - Sistema Gestão Qualidade e especificamente sobre os processos da qual resultou um novo modelo de gestão. A partir de 2012 o processo de certificação passa a ser acompanhado pela Bureau Veritas Certification.

O ano 2012 foi marcado por uma profunda crise económica internacional, que afetou o tecido económico nacional, com incidência direta nas empresas e à qual o associativismo não ficou imune. Considerando esta nova realidade socioeconómica, houve a necessidade de readaptar o seu modelo de gestão e definir novos eixos de atuação, desafiando a sua capacidade de reação e de inovação face às várias situações decorrentes da sua atividade.

Os anos de 2013 e 2014 ficaram marcados pela reestruturação orgânica e patrimonial da associação e pela redefinição do universo da sua atuação. Neste período, foram aplicadas as medidas de contenção e de reestruturação necessárias à adequação da estrutura associativa à envolvente. Em simultâneo, desenvolveu novas apostas ganhadoras na relação com entidades públicas e privadas, com vista à afirmação da associação como um elemento agregador de vontades e um player no desenvolvimento da região, em representação dos seus associados.

Em junho de 2014, alterou a sua denominação social para A.E.B.B. - Associação Empresarial da Beira Baixa. Esta alteração teve por base a desvinculação da sigla Núcleo e para que cada vez mais a Associação se afirme como uma força viva da região, com um pensamento da região como um todo, e com um novo rumo. Vários nomes foram estudados e debatidos, sendo a denominação Beira Baixa considerada a que melhor engloba todo um território de intervenção da associação, cujas caraterísticas geográficas, económicas e sociais têm uma relação relevante.

A AEBB, para além de ser sócio fundador de várias instituições nacionais de levada importância para o desenvolvimento económico, atualmente está ligado à Direção de algumas que atuam em diferentes linhas de ação.

Assim tem como participações/representações institucionais:

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