Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região
 

AEBB: APOIO À PRODUÇÃO E AOS PRODUTORES LOCAIS

PortugalbyBB

Numa altura em que se vive uma nova realidade associada à pandemia do Covid-19, com repercussões muito preocupantes na economia da nossa região, torna-se imperativo neste momento de crise como o que vivemos, o fortalecimento de valores de solidariedade e de união.

O estado de emergência, embora indiscutivelmente necessário, trouxe consigo, consequências graves que se avolumam dia após dia e que requerem soluções urgentes e direcionadas! Com a diminuição da procura e as quebras na rede de distribuição nacional e regional, o impacto sentido na produção e no escoamento de produtos agroalimentares da região, é muito significativo. Os produtores vivem dias difíceis, com a perda continua de rendimentos e a árdua tarefa de gestão do negócio para a manutenção da mão de obra local.

Estamos pois a viver um período em que é fundamental a união de esforços, envolvendo a comunidade e entidades locais. Impõe-se a criação de novas dinâmicas de gestão, comercialização e distribuição, de apoio à economia local, ajudando a mitigar as dificuldades das empresas e dos produtores da região.

É neste contexto que a AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa, preocupada com o evoluir da situação, tem vindo a desenvolver esforços neste sentido, de promoção da produção local e do consumo, desenvolvendo iniciativas que sirvam de 'ponte' entre oferta local e as cadeias de grande distribuição e grossistas, mas também com a comunidade em geral.

Nesta missão e numa perspetiva de auscultar o mercado local, a AEBB tem vindo a desenvolver uma série de contactos, numa primeira fase, com toda a grande distribuição presente na região da Beira Baixa (lojas locais), com o objetivo de divulgar os produtores locais, incluindo aqui os que integram uma marca regional que a AEBB criou recentemente, no âmbito de um projeto financiado pelo Centro 2020, 'Portugal by Beira Baixa', deixando claro, que esta iniciativa poderia ser alargada a produtos fora da referida marca. Neste sentido foram já feitos contatos com associações de produtores, solicitando informação sobre potenciais produtores interessados.

O reconhecimento da iniciativa tem sido manifestamente positivo, já com desenvolvimentos por parte de um dos grupos da grande distribuição contatados, interessado na aquisição de produtos de charcutaria, com contatos já estabelecidos com dois produtores da zona do Pinhal. "Já recebemos contacto por parte da Sonae, ao qual já respondemos e neste momento estamos a aguardar feedback. Só temos a agradecer à AEBB pois estas são as iniciativas que podem ter bastante retorno para os produtores e para os produtos da nossa região", refere a este propósito Rafael Almeida, da Almeida & Filhos, Lda", uma empresa de produção de presuntos e enchidos tradicionais, em Proença-a-Nova.

O desenvolvimento desta dinâmica poderá vir a ser complementada, através de uma outra iniciativa, a plataforma 'Smartfarmer', criada por uma ONG de desenvolvimento, à qual a AEBB se associou na qualidade de dinamizador local e responsável pela hub territorial (núcleos com dinâmica de venda descentralizada e de promoção e angariação, que gerem lojas dentro do portal de vendas).

Numa perspetiva de facilitar o acesso ao mercado por parte dos pequenos e médios agricultores em condições justas, projetando maior visibilidade do produto, a 'Smartfarmer', baseia-se numa loja online de e-commerce, que funciona numa lógica de circuito curto agroalimentar, de proximidade aos consumidores e de sustentabilidade, cuja mais valia é a de ter associada redes locais, nacionais e internacionais já com alguma consistência no mercado agroalimentar.

Para mais informações sobre estas iniciativas contactar:
Sónia Azevedo | sonia.azevedo@aebb.pt; Tel: 272 340 250


Estamos ON e queremos fazer parte da solução! Conte sempre com a AEBB.