ABERTO O PERÍODO DE FORMAÇÃO EM COMÉRCIO INTERNACIONAL PARA PME AGROALIMENTARES DO PROJETO EXPORT PLUS.
Podem participar empresas da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Alentejo, Andaluzia Ocidental e Galiza.
Mais de 200 PME do setor agroalimentar poderão aceder a uma formação especializada em comércio internacional que o projeto transnacional Export Plus (Sistema de Apoio à Internacionalização das PME Agroalimentares Artesanais) disponibiliza gratuitamente.
O objetivo do Export Plus é ajudar as pequenas empresas agroalimentares a chegar aos mercados europeus, impulsionando ou aumentando o volume das exportações a partir do espaço de cooperação, melhorando a competitividade das empresas e criando valor para as mesmas através de ferramentas concretas. Uma dessas ferramentas é a formação especializada.
O itinerário de formação consiste em vários elementos:
- 8 períodos formativos em matérias especializadas (em formato de vídeo e texto), com as suas correspondentes autoavaliações parciais e uma autoavaliação final.
- 3 sessões online para resolução de dúvidas sobre os conteúdos formativos.
- 2 sessões online para resolução de casos práticos.
O programa inclui as seguintes matérias: Marketing internacional e seleção de mercados; Gestão documental; Logística, transporte e alfândegas; Negociação internacional e gestão de contas; Gestão financeira das operações internacionais; sustentabilidade, Objetivos de desenvolvimento sustentável e internacionalização; Análise e identificação de oportunidades comerciais; e Comércio exterior na era digital.
As empresas que superem com sucesso esta fase de formação poderão optar por ter uma vaga no catálogo oficial de produtos do projeto. Trata-se de uma ferramenta de apoio à venda que será disponibilizada a uma Rede de Representantes Comerciais comum para as regiões beneficiárias, composta por profissionais capazes de apresentar no mercado estes produtos. Além disso, o projeto definirá, entre outras ações, um sistema logístico de consolidação e agrupamento de pequenos pedidos para pequenos produtores agroalimentares, bem como a participação em ações promocionais conjuntas.
Podem participar no projeto empresas das seguintes regiões de Espanha e Portugal: Andaluzia (Sevilha, Huelva, Cádiz e Córdoba), Galiza (A Corunha, Pontevedra, Lugo e Ourense), Alentejo (Alto, Central e Baixo) e Centro (Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela).
O Export Plus é um projeto transnacional, impulsionado em colaboração por entidades de Espanha e Portugal, além de um parceiro sem financiamento. As entidades beneficiárias são: LANDALUZ, Associação Empresarial Clúster Agroalimentar da Andaluzia; Fundação ANDANATURA para o Desenvolvimento Socioeconómico Sustentável; CLUSAGA, Clúster Alimentar da Galiza; NERE, Núcleo Empresarial da Região de Évora; AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa e AIP-CCI, Associação Industrial Portuguesa. Além disso, o projeto conta com a figura de um parceiro sem financiamento, AGACAL, a Agência Galega da Qualidade Alimentar.
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Mais informações e inscrições disponíveis em: http://www.export-plus.eu
Notícia publicada a: 18/12/2024