AEBB participa no II Encontro Ibérico da ATE
O anfiteatro do Centro de Cultural Contemporânea de Castelo Branco, encheu por completo na última segunda feira, 21 de outubro, durante o II Encontro Ibérico da Aliança Territorial Europeia (ATE) – Norte da Extremadura & Beira Baixa, sob o lema “Unindo Territórios e Construindo o Futuro’.
Este evento, contou com a presença de diversas personalidades de destaque, entre elas, deputados da Assembleia da República, vários autarcas e líderes regionais de ambos os lados da fronteira, além de empresários e representantes de entidades empresariais e da sociedade civil de Portugal e Espanha.
O principal objetivo do encontro visou sobretudo reforçar a necessidade da conclusão do troço em falta da autoestrada entre a Moraleja e Castelo Branco, uma ligação estratégica que visa concluir o eixo Lisboa-Madrid pelo Norte da Extremadura e a Beira Baixa. A conclusão desta obra, é vista como um passo fundamental para melhorar a cooperação transfronteiriça, aproximar as regiões e criar novas oportunidades de desenvolvimento económico, social e cultural destes territórios da Raia Ibérica.
A AEBB tem participado ativamente neste movimento desde o seu início, reconhecendo a importância deste projeto para o desenvolvimento económico da região da Beira Baixa e para a coesão territorial.
No II Encontro Ibérico, organizado em três painéis temáticos - poderes políticos locais, a agroindústria e as oportunidades relacionadas à água para o desenvolvimento do Turismo - a AEBB participou ativamente, representada por António Trigueiros de Aragão, empresário e Presidente da Comissão da Indústria da AEBB, com uma intervenção intitulada “Rasgar o Futuro”, destacando a importância estratégica de avançar com infraestruturas como o IC31.
Também, Ana Palmeira de Oliveira, Presidente da AEBB, integrou o segundo painel do evento dedicado à agroindústria, com a intervenção ‘Territórios Sustentáveis: vias para a valorização dos recursos endógenos’, onde sublinhou a necessidade de aproveitamento dos recursos locais para promover um crescimento sustentável e equilibrado na região.
Este encontro decorreu num momento estratégico, na véspera da 35º Cimeira Ibérica Portugal-Espanha, que decorre hoje, dia 23 de outubro. A expectativa é grande em relação à declaração final da Cimeira, na qual se esperam compromissos concretos para o futuro da cooperação transfronteiriça, incluindo a conclusão do IC31 até 2027.
Notícia publicada a: 22/10/2024