Identificação e Enquadramento do Projeto:
Aviso: CENTRO-52-2015-01
Projeto nº: CENTRO-02-0752-FEDER-000032
Programa Operacional: Programa Operacional do Centro
Fundo: FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Eixo Prioritário: Competitividade e internacionalização da economia regional (COMPETIR)
Objetivo temático: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Prioridade de Investimento: O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia da Operação: Internacionalização das PME
Região de Intervenção:
Distrito de Castelo Branco
Entidade Beneficiária:
AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa
Meltagus - Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional
APABI - Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior
Associação de Produtores de Queijos do Distrito de Castelo Branco
Montantes Envolvidos:
Custo Total elegível: 472 217,55 €
Comparticipação FEDER: 401 384,92 €
Data de Início: 2016-01-01
Data de Fim: 2017-12-31
Taxa de execução:
Síntese do Projeto:
O projeto BEIRA BAIXA FOODS, tem como objetivo reforçar a competitividade regional e a dinâmica empresarial, através de uma estratégia conjunta, agregadora de sinergias, visando a promoção de produtos de excelência da fileira agroalimentar produzidos na região da Beira Baixa, nos mercados internacionais, sob uma identidade coletiva, alocada à marca e identidade do produtor.
Descrição e Objetivos do Projeto:
Em função do posicionamento assumido e da natureza coletiva de estratégia, pretende-se atuar segundo várias áreas de intervenção:
- criação de conceito de valor da oferta associado aos produtos da fileira agroalimentar;
- criação da marca "chapéu" BB.Foods;
- desenvolvimento e adequação de produtos, controlo e certificação de qualidade;
- sistema de tracking da matéria-prima ao consumidor final;
- estratégias de marketing e comunicação;
- ações de benchmarking (visitas técnicas a projetos internacionais);
- logística regional e internacional, legislação e requisitos técnicos, modelo financeiro;
- carta de qualidade que regulamente o acesso de empresas e produtos à estratégia;
- promoção junto de grandes superfícies de distribuição da Europa;
- prospeção de novos mercados.
A visão estratégica conjunta delineada pelos promotores do projeto vai de encontro a uma metodologia de intervenção em torno de objetivos comuns: promover junto dos mercados internacionais uma marca coletiva e apoiar as empresas de pequena dimensão nas suas estratégias de aproximação aos mercados internacionais.
A linha de atuação do BB.Foods está estruturada no sentido de potenciar a diversificação dos mercados (geográficos), apostando na inovação e qualidade, na dinamização de redes de cooperação e no reforço do conhecimento, orientada para o incremento competitivo e das exportações. Esta aproximação metodológica constitui um ponto de referência para que progressivamente seja possível trabalhar outros setores de atividade ou fileiras.
Em síntese as estratégias de atuação do projeto BBFOODS convergem para:
- Promover a autenticidade e qualidade de produtos tradicionais portugueses e o lançamento de novos conceitos de alimentação portuguesa mais saudável, original e conveniente;
- Criar sistemas de produção inovadores e sustentáveis;
- Valorizar e reutilizar subprodutos provenientes do processamento alimentar;
- Promover sinergias entre os diferentes intervenientes no setor (ex. logística e entidades certificadoras) e entre empresas, tirando partido do efeito de escala e de complementaridade de oferta e assim facilitando a entrada no mercado internacional;
- Definição de uma estratégia seletiva e integrada para a internacionalização do Sector Agroalimentar Português;
- Apostar na comunicação e na promoção dos produtos portugueses, aumentando o valor das vendas no exterior e o valor da marca do país.
Atividades do Projeto segundo os eixos de intervenção:
EIXO ESTRATÉGICO 1 - CONSTITUIÇÃO DE EQUIPAS TÉCNICAS DE TRABALHO
1.1 Criação de comités de pilotagem:
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-
- Comité Técnico
- Comité Cientifico
- Comité de Marketing
- Comité Jurídico
-
1.2 Criação de uma plataforma de partilha de informação
EIXO ESTRATÉGICO 2 - TRANSFERÊNCIA E CONHECIMENTOS E BOAS PRÁTICAS
2.1 Visitas técnicas a projetos internacionais - França e Itália
2.2 Avaliação das visitas e preparação da informação de suporte à Sessão de trabalho
2.3 Sessão de trabalho de avaliação das visitas técnicas e elaboração de relatório
2.4 Meeting com produtores/empresas agroalimentares/agricultores
EIXO ESTRATÉGICO 3 - CRITÉRIOS E QUALIDADE BBFOODS E PROMOÇÃO DA MARCA COLABORATIVA
3.1 Ações de Sensibilização junto das empresas para integrarem o projeto
3.2 Elaboração da Carta de Qualidade BBFoods
3.3 Visitas técnicas e seleção das empresas
3.4 Plano de Comunicação e Marketing
3.5 Criação de Plataforma e gestão logística
EIXO ESTRATÉGICO 4 - IMPACTO DA MARCA BBFOODS
4.1 Espaço Teste - Aeroporto de Lisboa ou Porto e Hipermercado Jumbo
EIXO ESTRATÉGICO 5 - PROSPEÇÃO E PENETRAÇÃO EM NOVOS MERCADOS
5.1 Promoção junto de Grandes Superfícies de Distribuição na Europa - Espanha; França e Suíça
5.2 Prospeção de Novos Mercados - Dinamarca e suécia
EIXO ESTRATÉGICO 6 - IMPACTO DO PROJETO
6.1 Seminário final do projeto
6.2 Avaliação final da estratégia coletiva